quinta-feira, 11 de novembro de 2010

René Magritte

René François Ghislain Magritte

Nome: Janis

Plano de Aula Artes

Ano de aplicação: 5º ano
Tema: Meio Ambiente
Conteúdo: Pintura, artista René Magritte
Objetivos:
-Conhecer a vida e a obra de Magritte.
-Produzir um trabalho ao estilo do artista.

Desenvolvimento:
Recursos: imagens das obras do artista, foto do artista, folhas de desenho, tinta têmpera, pincel.

Iniciar a aula fazendo um passeio pelo bairro ou a rua da escola e pedir para que os alunos observem a situação do lugar: se está poluído, se está limpo, se há árvores, etc.
Ao voltar para a sala explicar aos alunos que eles conhecerão um pouco da obra e da vida de René François Ghislain Magritte. Explicar que ele nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de novembro de 1898, filho de Léopold Magritte. Foi um dos principais artistas surrealistas belgas.
Estudou por 2 anos na Academia de Belas Artes, em Bruxelas. Em 1926 produziu sua primeira pintura surrealista, "O Jóquei Perdido", tendo sua 1ª exposição apresentada no ano seguinte.Magritte representa e reflete a diferença entre o real e a representação, e existem símbolos recorrentes em suas obras, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real. Ele faz uma justaposição de imagens, dando assim um novo significado a objetos familiares, isto foi frequentemente denominado realismo mágico.
Em 15 de agosto de 1967, Magritte faleceu, vítima de câncer.
Mostrar aos alunos a foto do artista e também sua obra mais lembrada:

René Magritte

Obra principal

A queda
Fazer os seguintes questionamentos sobre a obra principal:
  1. O que você vê nesta obra? Resposta pessoal.
  2. O que você acha que o artista quis expressar com esta obra? Resposta pessoal.
  3. Você acha que isto é real? Por quê? Resposta pessoal.
Mãos à obra:
A professora irá mostrar aos alunos as seguintes obras:





O jóquei perdido

Depois de olhar as obras os alunos terão que representar o meio ambiente que viram de uma forma surreal, expressando o seu modo de ver o meio ambiente hoje. Eles irão desenhar na folha de desenho e depois pintar com tinta têmpera.
 Final da aula: Cada aluno mostrará o seu trabalho e dirá onde está o surreal e porquê.

Um comentário:

  1. Janis
    "Sur", em francês, significa "além". Magritte foi um artista sur-realista, criou uma arte "além da realidade". Uma proposta deste tipo, vai dar um trabalho fantástico com as séries iniciais.
    Professora Ilane

    ResponderExcluir